Chegada ao Aeroporto Internacional de Colombo. Após os processos migratórios e controle de vistos o nosso motorista, de língua inglesa, estará esperando para recebê-lo, entregando-lhe uma carta de boas-vindas indicando que amanhã encontrará o Guia e o restante do grupo para partir para o passeio e traslado ao hotel previsto. Depois de se instalar, o resto de tempo é livre para descansar e desfrutar das instalações do hotel. Não perca a oportunidade de desfrutar de uma Massagem Ayurvédica!
Após o pequeno-almoço, saída para visita panorâmica da cidade. Como muitas capitais de países em desenvolvimento, Colombo está a mudar rapidamente de aparência. Quase da noite para o dia, arranha-céus surgem onde antes existiam edifícios antigos. No entanto, em algumas partes, o encanto do velho mundo ainda se mantém. Por exemplo, há uma torre do relógio com 100 anos e vários edifícios coloniais construídos no Reino Unido. Partiremos para Siguiriya, capital do Triângulo Cultural do Sri Lanka, pelo caminho, faremos uma paragem em Kurunegala, com uma rica herança histórica e cultural, uma vez que foi a capital do reino cingalês Yapahuwa durante o século XIII. É muito provável que o seu nome venha da palavra «Kuruniya Gala», que significa Rocha do Elefante. Aqui visitaremos o seu famoso «Ridee Viharaya, ou Templo de Prata, com uma rica história, que remonta ao século II a.C. Situado numa colina, o templo é realmente interessante. Continuaremos a visita ao maior Buda esculpido em granito do mundo, situado sobre uma colina, protegendo todo o vale. Continuaremos a viagem até chegarmos a Dambulla. À tarde, visitaremos os templos que se encontram nas cavernas de Dambulla. Isolado do resto do mundo, o templo da caverna de Dambulla é o mais notável de todos os numerosos santuários de cavernas no Sri Lanka. Com uma história misteriosa que remonta ao século I ou II, o templo da caverna abriga diferentes monumentos e estátuas religiosas, entre elas 48 estátuas de Buda. Chegada ao hotel e check-in. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel, seguido de saída para «La Roca del León», como é popularmente conhecida. A rocha de Sigiriya, do século V, é um local classificado como património mundial, construído pelo rei Kashyapa (477-495 d.C.). A «Lion Rock» é uma cidadela de beleza incomum que se eleva a 200 metros da selva. Um fosso, uma muralha e extensos jardins, incluindo os famosos jardins aquáticos, compõem a base da rocha. É aqui que veremos os afrescos mundialmente famosos das “donzelas celestiais” de Sigiriya, pintados com pigmentos de terra em gesso, que se encontram numa cavidade protegida da rocha, acessível por uma escada em espiral. Após esta experiência fascinante, partiremos para a aldeia de Hiriwadunna. Chegaremos a Hiriwadunna e, entre as suas aldeias, poderemos ver a vida quotidiana no ambiente rural, onde aprenderemos algumas artes e teremos a oportunidade de ver e visitar algumas das casas locais. Se desejarem, poderão desfrutar de um autêntico almoço cingalês. Regressaremos ao hotel com a sensação de que descobrimos o autêntico Sri Lanka. Tarde livre para descansar e desfrutar das instalações do hotel. Jantar e alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Hoje partiremos para Kandy, antiga capital do Ceilão e, sem dúvida, uma cidade muito especial no coração dos cingaleses. No caminho, visitaremos o Templo de Aluviharaya, onde os monges budistas deste templo foram os primeiros a fazer escrituras e manuscritos em folhas de palmeira, há mais de 2.000 anos, já que data do século III d.C. Algumas dessas escrituras ainda estão preservadas neste templo. Além disso, as suas cavernas esculpidas na rocha e as figuras de Buda em suas diversas posições de oração nos lembrarão as que vimos ontem em Dambulla, pois, sem dúvida, são contemporâneas. Continuaremos para Matale e visitaremos o Matale Spice Gardens, onde terá a oportunidade de ver muitas especiarias, como a orquídea da baunilha, a árvore da canela, o cardamomo, as trepadeiras de pimenta e todas as outras árvores de especiarias, plantas e trepadeiras que existem no Sri Lanka. Chegada a Kandy, antiga capital do Sri Lanka, onde faremos um passeio panorâmico por Kandy para visitar as suas joias, como o lago e o palácio real, e subiremos até ao morro da cidade, onde se encontra a figura do Buda Biharawakanda, um lugar único sobre Kandy. Mais tarde, visita ao Templo da Relíquia do Dente, ou como é conhecido, o Templo do Dente de Buda. É sem dúvida o templo mais devoto e sagrado da cidade, onde diariamente se podem observar as diferentes cerimónias, oferecendo flores à relíquia, juntamente com a devoção de quem o visita e dos peregrinos que todos os dias chegam a este templo. Jantar e alojamento no hotel.
Pequeno-almoço no hotel e saída Nuwara Eliya. No caminho, faremos uma paragem nas Cataratas de Ramboda. Com uma beleza única, têm uma queda de 109 metros de altura, que emergem entre as gargantas rochosas, deslizando pela encosta abaixo, até criar esta impressionante cascata. Mais adiante, teremos a oportunidade de visitar uma autêntica plantação de chá, onde as colinas repletas desta planta da família das camélias parecem ter bordado um precioso manto verde. Por isso, chamam-lhe a Pequena Inglaterra. E poderemos aprender como as diferentes variedades de chá são colhidas e processadas. O chá foi plantado pela primeira vez no Sri Lanka em 1824, no Jardim Botânico de Peradeniya, quando foi trazido da China. Em 1867, um plantador escocês chamado James Taylor plantou mudas de chá em 8 hectares de floresta, na fazenda Loolkondura. Chegada a Nuwara Eliya, conhecida como a “Pequena Inglaterra” do Sri Lanka. Nuwara Eliya está situada no meio de belos cenários de montanhas, vales, cachoeiras e plantações de chá. É considerada o lugar mais espetacular da ilha. Ao redor de Nuwara Eliya, é possível ver evidências da influência britânica, casas rurais ou mansões no estilo Queen Ann. Visita à cidade em TukTuk: poucas coisas são mais divertidas do que visitar esta cidade em Tuk Tuk. Passaremos pelo Edifício dos Correios da época colonial. Alguns outros edifícios coloniais, até chegarmos ao Victoria Park, no centro da cidade, um local encantador para passear e também para observar várias espécies de aves. Após a visita, seguiremos para o hotel para o check-in. Jantar no hotel. Alojamento.
Pequeno-almoço no hotel, partiremos para a depressão de Ella, que oferece vistas panorâmicas incríveis e únicas do interior do Sri Lanka, rodeada por montanhas, as imagens são espetaculares. Assistiremos a uma Cerimónia de bênção «Pusari» no Templo Sitha Amman Kovil, dedicado à divindade hindu Sita. Participaremos numa autêntica cerimónia de bênção, conduzida pelos monges do templo, que nos indicarão como seguir os passos. Em seguida, iniciamos uma espetacular viagem em comboio de Nanu Oya a Ella (+/‐ 03 horas). Esta é uma das viagens mais pitoresca do Sri Lanka, atravessando uma vegetação exuberante com encostas cobertas de chá, cascatas e natureza por toda a parte. Chegada a Ella e hora do almoço, que pode ser feito aqui nos seus vários cafés e restaurantes, com vista para Ella Gap. Esta é uma magnífica paisagem pitoresca de uma fenda entre duas cadeias montanhosas cobertas de vegetação das nossas colinas do centro-sul. À tarde, saída de Ella para Yala, esta viagem levará pelo menos 3 horas, aproveitando a paisagem, os vários templos que encontraremos pelo caminho e, claro, aproveitando o ambiente deste magnífico enclave que é o Sri Lanka. Chegada ao hotel, entrega do quarto, jantar e alojamento.
Pequeno-almoço cedo no hotel e partida para um safari no Parque Nacional de Yala. À chegada, terá à sua espera um incrível safari no Parque Nacional de Yala (duração aproximada de 3 horas). Este parque nacional abrange 126 786 hectares, incluindo a Reserva Natural Estrita. O mais conhecido é o Bloco I (14.101 hectares), criado em 1938. Yala é famosa por seus grandes rebanhos e grande quantidade de elefantes, leopardos, veados-malhados, samburus, crocodilos, mangustos, javalis, búfalos selvagens e mais de 130 espécies de aves. Regresso ao hotel, após esta manhã fascinante. À tarde, partiremos para o Elephant Transit Udawalawe. Este centro é o único no Sri Lanka que se dedica exclusivamente a ajudar filhotes de elefantes em dificuldades, para depois reintroduzi-los novamente nos seus habitats. Teremos a oportunidade de ver como os alimentam e desfrutar da sua companhia. Será certamente uma experiência única. Após este momento fascinante, regressamos à estrada, em direção ao sul da ilha, para nos dirigirmos ao nosso próximo destino, o forte holandês de Galle. Galle é a cidade mais importante da costa sul, cujo ponto de referência mais antigo é o imenso forte português e holandês, «Património da Humanidade», onde se encontra o centro da cidade. Alguns acreditam que é a «Tarsis» (Pedra Preciosa) do Antigo Testamento. Até o rei Salomão, em colaboração com o rei fenício Hiram, construiu navios mercantes para poder chegar a este importante porto comercial. Após a visita a Galle, partida para Bentota, no leste do Sri Lanka, e uma das melhores zonas de praia. Tempo para relaxar e desfrutar da praia e/ou da piscina, se o tempo permitir. Jantar e alojamento no hotel.
Chegada, fim da viagem e dos nossos serviços.